segunda-feira, 15 de março de 2010

Fotómetros

Tenho um Gossen LunaPro F que adquiri em 1987 e que funciona muito bem. Vantagens: é muito preciso, tem excelente sensibilidade, mede luz ambiente e flash (faz médias até 8 disparos de flash), medição de luz reflectida ou incidente, tem uma escala analógica, tem correcções de leitura para filtros, etc.



Mas tem 2 inconvenientes: necessita de uma pilha de 9V (mas dura bastante) e é pouco prático em medições de luz incidente. Além disso, a esfera branca é de reduzidas dimensões...



Esta esfera, destinada a integrar a luz recebida de todas as direcções, pode ser deslocada pra um dos lados para medições de luz reflectida:



Para colmatar estes inconvenientes, comprei recentemente um Sekonic L398 e que funciona sem pilhas pois usa um elemento fotossensível de selénio, ligado a um galvanómetro.



Claro que, tendo uma célula de selénio, não permite leituras de flash nem funciona em situações de fraca iluminação (mínimo de 4EV). Curiosamente, lembro-me de ter utilizado há muitos anos um modelo bem mais antigo, da Norwood:



Coincidências?

Sem comentários: