segunda-feira, 5 de julho de 2010

Fotómetros

Estes não são meus mas foi com eles que me iniciei nestas andanças há mais de 35 anos...

O primeiro é um Norwood, com célula de Selénio:



e o segundo um Gossen Polysix com célula de Sulfureto de Cádmio (CdS):



e estão ambos 100% operacionais!

3 comentários:

Miguel disse...

Olá, saudações. Talvez possa me ajudar. Eu ganhei um Gossen Polysix, mas não sei como usá-lo. Será que pode me dar alguma instrução sobre o manuseio desse fotômetro?

Obrigado,
Miguel

António disse...

O Polysix tem 2 tipos de medidas: luz incidente (colocando a esfera branca ou domo na posição central) ou luz reflectida, deslocando a tal esfera branca para um dos lados). Suponhamos que quer medir luz incidente. Coloca-se próximo da posição / objecto onde vai incidir a luz, dirige-se ou aponta a esfera na direcção da fonte de luz e carrega no botão lateral para uma das posições (estou a assumir que colocou pilhas novas no aparelho). Mais detalhes como efectuar a leitura adiante. Se quiser medir luz reflectida, aponta o aparelho para o objecto a fotografar. Agora, tem 3 hipóteses: medir com ângulo de 30º ou 20º ou 10º, seleccionando na patilha do lado direito das réguas graduadas. As zonas abrangidas por esses ângulos são confirmadas no visor cujas linhas delimitam essas zonas. Novamente carrega no interruptor (aqui é idêntica a situação da luz incidente). Como disse, tem 2 hipóteses: luz forte ou luz fraca que se escolhem carregando para cima ou para baixo no interruptor. O que acontece, é que um dos leds ou lâmpadas acende. Rodará a roda exterior até que os dois leds fiquem igualmente acesos. Há-de reparar que ao rodar, a luz que estava acesa apaga-se e acende a do lado. Então quer dizer que rodou demasiado, voltando a rodarao contrário mas faça-o devagar. Estando as duas luzes acesas, é ler o par abertura/velocidade directamente nas escalas graduadas. Se não conseguir que acendam as 2 luzes ou que a que estava acesa mude para a outra, quer dizer que carregou na direcção errada do botão (ele tem uma pinta verde e uma encarnada); por isso pressione na outra pinta. Como não tenho o fotómetro aqui comigo não lhe sei dizer qual corresponde à luz forte ou à luz fraca. Penso que vermelha é luz fraca, mas não posso garantir agora. A sensibilidade da película fotográfica ajusta-se carregando no disco central. Não esquecer de ler na escala vermelha se pressionou o botão no sentido da pinta vermelha e o mesmo para a escala verde/pinta verde.
Espero ter ajudado.

António disse...

Esqueci um detalhe: este fotómetro usa uma célula de Sulfureto de Cádmio (CdS) que "sofre" de memória. Isto quer dizer que se tiver acabado de medir luz intensa e se quiser passar de imediato para uma zona de luz fraca, a leitura sairá errada, a não ser que espere uns bons segundos... eu diria uns 10 a 15 segundos para ter a certeza. A situação inversa não traz problemas. A lentidão da célula de leitura não permite o seu uso com luz de flash!